Por Flávia Lezza

O Projeto Comunidade Samba do Monte e suas atividades no bairro do Jardim Monte Azul, já foram pauta aqui no Matraca Cultural. Desta vez vamos falar sobre a ação social que o projeto promove.

Em parceria com o percussionista Pitu Leal, o projeto oferece uma oficina cultural de percussão artesanal. Os participantes aprendem a produzir instrumentos musicais com diversos materiais recicláveis como garrafa pet, pedaços de madeira, lata de alumínio, tampas de garrafas, pote de iogurte, arroz, fita adesiva e cola. Com esse material é possível produzir pandeiro, tamborim, cuíca, ganzá, entre outros. Além da produção dos instrumentos, os alunos atendidos também aprendem a tocar samba, maracatu, rap e baião.

O Projeto Comunidade Samba do Monte realiza, desde 2008, rodas de samba todo segundo domingo de cada mês. Essas rodas acontecem com o objetivo de expandir esta cultura, mostrando a identidade original dos brasileiros e, inclusive, do samba. As oficinas de percussão artesanal, além de proporcionar cidadania e entretenimento, procuram difundir o ritmo genuinamente tupiniquim.

No canal de vídeos do Samba do Monte no Youtube você pode conferir um pouco do que rola nos encontros.

As aulas são gratuitas e abertas à comunidade. Para participar não precisa levar nada, só precisa de disposição e ânimo, e a inscrição é feita no endereço indicado abaixo. Crianças a partir dos 12 anos podem se inscrever.

Todos os sábados das 9hs às 11h30
Casa Amarela: Avenida Tomas de Souza 552
+ Info: sambadomonte@gmail.com ou 81926297

About these ads