Por Flávia Lezza

Meu primeiro post da agenda cultural terá samba, mas não para por aí, todas as quintas-feiras estarei por aqui para indicar opções de entretenimento para o fim de semana.

O carnaval já acabou, mas não é por isso que vamos deixar de lado o ritmo da batucada que levanta arquibancadas e tira o pé do chão. Abrindo a agenda Matraca Cultural, nossa indicação é o Projeto Comunidade Samba do Monte.

Este mês o Projeto Comunidade Samba do Monte, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, homenageará a cantora Leci Brandão e para a celebração ser completa, todas as mulheres ganharão uma flor durante o encontro.

O Projeto Comunidade Samba do Mont é uma das rodas de samba de raiz mais populares da Zona Sul. Surgiu a partir de uma conversa entre amigos no bairro Jardim Monte Azul na Zona Sul em 2008. Os amigos decidiram realizar os encontros todo segundo domingo do mês. Inicialmente a roda de samba acontecia no cruzamento de algumas ruas do bairro, mas foi crescendo, crescendo, até mudar para o Centro Cultural Monte Azul, lugar em que o encontro é feito hoje.

Com a intenção de expandir a cultura da roda de samba de raiz e dar à comunidade e a cidade de São Paulo a oportunidade de interação, mostrando a identidade das nossas origens, o Projeto Comunidade Samba do Monte, reúne um repertório repleto de grandes sambas com convidados excepcionais.

O repertório é diversificado e repleto de interpretações de grandes nomes como Noel Rosa, Cartola, Clementina de Jesus, João Nogueira, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Candeia, Chico Buarque entre outros dão a honra de horas e horas de boa música, e as canções dos próprios compositores do projeto vem para acrescentar e aprimorar o natural das rodas de samba, o improviso.

Nomes como Kolombolo diá Piratininga, T-Kaçula, Sergio Vaz (Cooperifa), Chapinha (Samba da Vela), e Tobias, ex-presidente da atual campeã do carnaval 2011 já apareceram por lá. Então, no domingo, a partir das 15 horas, você já sabe aonde ir pagando apenas R$2,00.

Contemplados pelo projeto de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI), o projeto lançou em Fevereiro, um documentário sobre a trajetória da roda de samba que em breve, estará disponível para distribuição gratuita em centros culturais, ONGs e durante os encontros…

Blog oficial: http://sambadomonte.blogspot.com/

Local: Centro Cultural Monte Azul
Endereço: Av. Tomás de Souza, 552 – Jd. Monte Azul –São Paulo SP
Horário: Das 14hs às 20hs
Entrada: 2 Reais

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS (13/03)
* Letícia Coura ( Revista do Samba)
* Feitiço de Mulher