Por Juliana Maffia

Johnny Quid, o RocknRolla

Depois do fracasso de Revolver, Guy Ritchie volta triunfante com o “pulp”, centralizado em gangsteres londrinos, RocknRolla. O filme, lançado em 2008, traz Gerard Butler, Mark Strong e Tom Wilkinson como gangsteres. Ritchie, como sempre, os transforma em seres pitorescos e atrapalhados, fazendo todo o público se apaixonar por estes mal caráteres.

Seguindo a mesma linha dos sucessos anteriores, Snatch – Porcos e Diamantes e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Ritchie cria um filme de gângster que abusa do humor e de um roteiro complexo. É tanta coisa acontecendo, todo o tempo, que mal sabemos em que pé a história está. Em RocknRolla, são quatro os tipos de malandro apresentados: o gângster russo, o chefão inglês, os malandros comuns e os drogados. Você passa os próximos 114 minutos tentando entender quem está passando a perna em quem e por que.

 

Gerard Butler como "One Two" - Corra Lola, Corra rsrs

‘One Two’, personagem de Gerard Butler, quer ganhar dinheiro rápido e começa roubar para Stella. Mas estes roubos acabam atrapalhando tanto o russo, Uri Omovich, como o inglês, Lenny Cole. Aos poucos, as trapaças vão se esclarecendo, e a atuação brilhante de Mark Strong, como Archy fiel subalterno de Lenny Cole, chega a seu ponto triunfal com um final pouco esperado.

O ponto forte do filme também é seu ponto fraco. Ritchie apresenta uma história enrolada que, apesar de ter uma premissa ótima, muitas vezes deixa o espectador confuso. O personagem “RocknRolla”, por exemplo, faz sua aparição quase na metade do filme. Este personagem é Johnny Quid, filho do chefão, Lenny Cole. Mas Quid não é um personagem de extrema importância e, como ele mesmo diz, o verdadeiro “RocknRolla” nesta história é Archy.

Archy (Mark Strong) e Lenny Cole (Tom Wilkinson)

Os personagens criados pelo diretor, como de costume, são sempre interessantes e envolventes, não muito realistas, mas pessoas relacionáveis. Agora, se Ritchie conhece a realidade do mundo do crime britânico, não há como saber, mas ele faz parecer que sim, e muito bem!

Deixe um comentário com uma dica de filme para a próxima semana!