Por Flávia Lezza

Olá Galera, como muitos já sabem, eu sou a mais nova Matraqueira e, para fazer algo mais para quem realmente precisa e apoiar os projetos sociais, estarei por aqui toda quinta-feira para falar sobre ações sociais, humanitárias e sustentáveis.

Em comemoração ao dia da poesia, 14 de março, nossas matracas vão contar um pouco da Cooperifa, o sarau de poesia que rola na zona sul.

“Povo lindo, povo inteligente”. Esta é a frase do poeta e idealizador do Sarau da Cooperifa, Sérgio Vaz.

A poesia faz parte do dia-a-dia da zona sul de São Paulo. Isso porque, desde 2001, todas as quartas-feiras, a partir das 20h30, quem aparece no bar do Zé Batidão encontra muita gente atenta aos poetas que transmitem carinho e sinceridade nas suas palavras.

A cada encontro a quantidade de pessoas aumenta e parece que o bar vai ficando cada vez menor. Ainda bem! Os que chegam cedo ainda encontram lugar pra sentar. Para quem chega mais tarde não tem problema, pois o bar é muito acolhedor e, para completar, tem um saboroso escondidinho no cardápio, que dá água na boca só de pensar.

Além dos saraus, para a comunidade desfrutar da arte sem sair da periferia, tem o “Cinema na Laje”. As sessões acontecem quinzenalmente, as segundas-feiras, na laje do bar, com entrada e pipoca grátis, claro. As exibições de documentários e filmes alternativos do Brasil e do mundo fica por conta da Paco’s Vídeo.

Pena que este post só foi ao ar na quinta-feira e o sarau foi ontem, mas fica o convite para semana que vem. Nós, matraqueiros, vamos esperar ansiosamente pelos comentários.

Agora, uma pequena poesia, de minha autoria, como convite para todos conferirem o que a Cooperifa tem feito pela perifa:

 

No alto, no topo
Topo? Não topo?
No Zé Batidão todas às quartas
O topo da alegria é a poesia
E o silêncio é uma prece
Na periferia é assim
Há leitura, discussão, reflexão
Feita por homens, mulheres e crianças
Em meio a muros, asfalto de muito concreto
Existe um mar de palavras
Que transborda de imaginação
Que rejuvenesce o coração
Que transforma a nossa música numa única canção
Cooperifa… Cooperifa… Cooperifa…

Bom Cooperifa a todos!

 

Informações:

Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia – SP