Por Mariana Bernun

Andando pelas ruas da cidade fico observando os mínimos detalhes. Um desenho em um muro, uma pichação no alto do prédio, a placa escrita de forma errada. Me encanto com o centro da cidade, as diferenças culturais, a música barulhenta… O urbanismo e todos os que compartilham dele.

Por conta desta vida paulistana agitada, fui atrás da arte que, na minha (vã) opinião, melhor demonstraria alguns aspectos da vida de cada um. Foi quando me deparei com a mostra “New Ads For São Paulo”, obras do alemão Franz Ackermann.

O artista ocupa simultaneamente a Galeria Fortes Vilaça, na Vila Madalena, e o Galpão da Barra Funda. Com pinturas sobre tela e sobre parede, desenhos, fotografias, gravuras e objetos, o trabalho é fruto das inúmeras viagens do artista à cidade, além da recente estadia de seis semanas em um apartamento de Pinheiros.

O nome da Coletiva é uma referencia ao  “Cidade Limpa” e está dividida em dois eixos conceituais principais. O primeiro ocupa a galeria e se orienta pela ideia de paisagem, natureza, silêncio, pintura ao ar livre. Já o segundo dá destaque a um trabalho tridimensional onde desenhos a lápis se repetem sobre uma pintura sobre madeira, que por sua vez se sobrepõe a uma pintura na parede. Esta justaposição de imagens e mídias dá o tom da exposição.

Munida de abstração e cotidianidade, as obras de Franz Ackermann conseguem mostrar a verdadeira urbanização de São Paulo com uma arte minuciosa. Vale a visita matraqueiros!

 

 

Quando: 19.03.11 a 30.04.11
Galeria Fortes Vilaça: Rua Fradique Coutinho 1500
Galpão Fortes Vilaça: Rua James Holland 71

Anúncios