Por Juliana Maffia


O post de hoje é uma homenagem ao cineasta Sidney Lumet, que faleceu no dia 9 de abril. Vamos falar sobre um de seus filmes. O Assassinato no Expresso do Oriente não é o mais famoso ou melhor realizado, mas ainda assim é um bom filme. O longa é baseado no livro homônimo da grande escritora, Agatha Christie (confira o post da Fe sobre a autora), e é, com certeza, uma das minhas histórias favoritas.

Em Assassinato no Expresso do Oriente o detetive Hercule Poirot viaja pelo trem mais famoso da Europa. Durante o caminho a viagem é interrompida em razão do excesso de neve nos trilhos. Enquanto esperam a neve ser retirada, um dos ocupantes é assassinado e apenas Hercule Poirot é capaz de descobrir quem é o assassino.

Uma das coisas que mais me agrada não dependia do diretor. O final do filme não poderia ser melhor! É surpreendente a descoberta do assassino e de sua razão para matar. Mas, como disse, este final é obra de Christie e não de Lumet. Os atores também foram maravilhosamente escolhidos, são diversos os rostos conhecidos. Entre eles. Lauren Bacall, Albert Finney, Sean Connery, Jacqueline Bisset e Vanessa Redgrove.

Minha única ressalva é quanto o desenrolar da história.  O filme é bastante longo e algumas vezes se torna maçante. Entendo, por ter lido os livros de Christie, que é assim que ela trabalha. Portanto, em parte,  a culpa é dela. Mas, acredito que o diretor deve adaptar o enredo, da melhor forma possível, para o cinema.

Se você se interessa  por mistérios este filme com certeza irá agradar!

Obs: Outros filmes realizados por Lumet são: 12 Homens e Outra Sentença e Um Dia de Cão, ambos filmes fabulosos.