Por Marco Barone

A história é cruel e ingrata com aqueles que não estão à frente das coisas. Muitos de nós sabemos na ponta da língua quem foi o primeiro homem a pisar na lua (é claro que muitos sabem!!!), em 20 de Julho de 1969: o astronauta Neil Armstrong, que fazia parte da tripulação da quinta missão do Programa Apollo, a Apollo 11. É dele a célebre frase: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade”.

Mas que foi o segundo a pisar na lua? Apesar de muitos acreditarem que aquilo tudo foi armação, teve um homem que pisou na lua depois de Neil. O nome dele não ficou na história, mas Edwin “Buzz” Aldrin foi o segundo homem a pisar na Lua, 15 minutos depois do primeiro.

Nessa pegada de espaço, o segundo homem a ir ao espaço em num vôo suborbital, foi Alan Barlett Shepard, em 5 de maio de 1961. Os EUA perderam a corrida para a, então, União Soviética, que pouco mais de um mês antes mandou, literalmente, ao espaço Iuri Alekseievitch Gagarin, em 12 de abril.

Muitos não entraram para a história, mas foram fundamentais em seus campos. Marie Curie foi responsável por grandes descobertas na área da radioatividade. Ela descobriu os elementos químicos rádio e polônio e foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prêmio Nobel. Mas ela não seria ninguém se seu marido Pierre Curie, com quem dividiu um dos Nobéis. Mas quem se lembra dele?

Algumas coisas que vêm em segundo lugar e poucos se lembram de primeira: “Não usar o nome de Deus em vão”, segundo mandamento da Lei de Deus (o primeiro é “Amar a Deus sobre todas as coisas”; “Avareza”, segundo Pecado Capital (o primeiro é “Gula”); e “Confirmação” é o segundo sacramento da igreja católica (o primeiro é “Batismo”).

Um pouco diferente, pois não vamos falar do segundo, mas do primeiro. Muitos acreditam que Pedro Álvares Cabral foi o primeiro europeu, mas não foi. O primeiro europeu a pisar em nossas terras foi o espanhol Vicente Pinzon. Ele aportou por aqui cerca de três meses antes de Cabral e chegou a batizar a futura nação como Terra de Santa Maria de La Consolacion. Uma curiosidade: ele também comandou a caravela Niña, da esquadra de Cristovão Colombo, em 1492.

         A independência dos Estados Unidos se deu em 1776 quando Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. O primeiro presidente da nova nação todo mundo conhece e sabe de cor: George Washington, de 1789 a 1797. Mas tão importante quanto ele, mas não tão famoso, foi o segundo presidente do EUA: John Adams, que havia sido vice-presidente de Washington.

         Essa curiosidade não é só com relação ao primeiro, mas do segundo em diante. Saiba a ordem e os anos que cada país da América do Sul declarou sua independência: Chile, 1810; Colômbia, 1810; Paraguai, 1811; Venezuela, 1811; Argentina, 1816; Peru, 1821; Brasil, 1822; Equador, 1822; Bolívia, 1825; Uruguai, 1825; Guiana, 1966; e Suriname, 1975.

Voltando no tempo, o Império Romano foi um Estado que se desenvolveu a partir da península Itálica e chegou a dominar terras distantes desde a atual Inglaterra, França, Portugal, Espanha, Itália, partes da Alemanha, Bélgica, toda a península Balcânica, Grécia, Turquia, Armênia, Mesopotâmia, Palestina, Egito, Síria, Etiópia e todo o norte da África. Esse império teve como primeiro reinante foi Gaius Caesar Octavianus Augustus, ou somente Augusto. O que nos interessa é quem o sucedeu: Tiberius Caesar Augustus, para os íntimos, Tibério. Só para situar, seu império foi marcado por ter iniciado uma época de terror, espionagens e delações. Ele foi assassinado.

         Ao contrário do que muitos pensam, “anticonstitucionalissimamente” não é a palavra mais longa da língua portuguesa. Ela tem “somente” 29 letras. Mas “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose”, tem 46 letras. Para quem não faz ideia do que seja, é uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões. E como estamos falando em segundos lugares. A segunda palavra mais longa de nossa língua é “tetrabromometacresolsulfonoftaleína”, que, com 35 letras, é um corante usado em reações químicas.

         Invertendo a ordem, pois curiosidade não tem limite, qual o penúltimo país em tamanho do mundo? É que fica fácil saber as duas nações com maior extensão territorial. Elas são Rússia e Canadá. Agora, olhando a lista ao contrário, o menor país é o Vaticano (sim, é um país!), com exatos 0,44 Km2. Dessa forma, em penúltimo lugar está Mônaco, com 1,95 Km2.

Em outra lista, de população, China e Índia são respostas óbvias. Mas as ilhas Pitcairn têm a menor população entre as nações do mundo. É um arquipélago composto de quatro ilhas (Pitcairn, Henderson, Ducie e Oeno) dentro do território britânico ultramarino, na Polinésia. Elas têm, juntas, 55 habitantes. Em penúltimo lugar está a Ilha do Natal, um território externo da Austrália, com 361 moradores. Só para comprar, o Vaticano tem 990 habitantes.

O segundo ponto mais alto do mundo é o Monte K2, no Paquistão, que perde para o Monte Everest, no Nepal. O nosso Pico da Neblina, no estado do Amazonas, fronteira entre Brasil e Venezuela, é o 66º lugar mais alto do mundo. Como o que vale aqui é falar do segundo, o segundo ponto mais alto do Brasil é o Pico 31 de Março, entre o Amazonas e a Venezuela.

O segundo homem a escalar o Everest foi o sherpa Tenzing Norgay. Ninguém fala dele, pois quem entrou para a história como o primeiro a escalar o “teto do mundo” foi o neozelandês Sir Edmund Hillary, em 29 de maio de 1953. Mas ambos estavam juntos nessa expedição e chegaram ao cume ao mesmo tempo.

Já que estamos em esportes: qual o segundo time de futebol a ser fundado no mundo? Foi o Sheffield Football Club, da Inglaterra, que nasceu em 1857. O mais antigo é o Bochum (Verein Für Leibersübungen Bochum Fussballgemeinschaft EV), da Alemanha, fundado em 1848. O problema é que ele só foi reconhecido como time de futebol em 1938. Se levarmos isso em conta, o primeiro foi o Sheffield Football Club e o segundo foi o Hallam Football Club, também da cidade de Sheffield, fundado em 1860. O primeiro jogo entre Sheffield F.C. e Hallam F.C., ocorreu no estádio Sandygate Road, em Sheffield, Inglaterra, do dia 26 de dezembro de 1860. A Cromwell Cup é a segunda competição mais antiga de futebol do mundo, e foi realizada, claro, em Sheffield no ano de 1868. A mais antiga é a Youdan Cup, realizada com 12 times em, óbvio, Sheffield, no ano de 1867.

A primeira projeção pública de um filme aconteceu em 28 de dezembro de 1895, na primeira sala de cinema do mundo, o Éden, que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França. O primeiro filme exibido, feito pelos irmãos Lumière, foi “La Sortie de l’usine Lumière à Lyon” (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon), de 46 segundos. Bem, como o que interessa é que vem depois, o segundo filme da história, também dos Lumière, foi “La Voltige”, também de 46 segundos.

E viva quem vem depois!