Por Juliana Maffia

Youtube pode até ser um lugar para assistir videoclipes e vídeos de bebês dando risada. Mas, além disso, ele pode ser utilizado para divulgação dos mais diversos filmes, de alta ou baixa produção, de diretores conhecidos ou não. O post de hoje fala de um vídeo que encontrei algum tempo atrás. Ele é tão criativo e bem feito que merece esta menção no Matraca.

Não vou ficar falando da trama, o filme já é curto e não custa nada assistir. As Misteriosas Explorações Geográficas, de Jasper Morrelo, é uma animação com visual Steampunk. O Steampunk é um estilo, literário e/ou audiovisual, que nos apresenta uma realidade alternativa. Como seria o mundo atualmente se ainda vivessemos em uma era em que tudo era movido a vapor? Visualmente falando, o Steampunk apresenta um aspecto vitoriano tecnológico, bastante sombrio. Um filme com aspectos semelhantes é Wild Wild West, com Will Smith, um filme horrível mas que mostra bastante essa questão do desenvolvimento tecnológico avançado no século XIX. A Liga Extraordinária é outro filme que também tem um lado Steampunk.

Nesta animação, o herói, Jasper, viaja em um zepelim em busca da cura para um vírus que assola sua cidade. Anthony Lucas criou e dirigiu o projeto, baseando a história nos livros de Jules Verne e Edgar Allan Poe, tendo assim um tom bastante gótico. O curta ganhou um BAFTA (premiação inglesa que pode ser comparada ao Globo de Ouro) e também concorreu ao Oscar de melhor curta metragem em animação. Se quiser vê-lo em inglês clique aqui. Abaixo você confere a versão legendada.