Por Flávia Lezza

Hoje o Matraca apresenta para vocês a Associação Comunitária Monte Azul.

A instituição, que desde 1979 desempenha seu papel na ajuda às pessoas que vivem na região, foi fundada pela pedagoga antroposófica alemã Ute Craemer. Ela veio ao Brasil para desenvolver um trabalho voluntário em comunidades carentes do Panará e, em seguida, veio para são Paulo como professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner. No mesmo período iniciou um trabalho de educação com crianças da comunidade Monte Azul.

Ute Craemer, fundadora da Associação Comunitária Monte Azul

As ações da organização são orientadas pelo sentido soberano das suas causas: o desenvolvimento integral do ser humano. E com a missão de renovar-se a cada dia, a associação promove atividades relacionadas à saúde, ecologia, oficinas sociais de políticas publicas e desenvolvimento social, educação e cultura.

Na associação também existe o Centro Cultural Monte Azul. Esta iniciativa apoia núcleos culturais e conta com apresentações de peças de teatro, festas, cursos e bares culturais. Um dos projetos da organização já foi pauta aqui neste espaço, o Projeto Comunidade samba do Monte, realizado todo segundo domingo de cada mês. Além disso, são ministradas aulas de samba rock e de instrumentos.

Até o próximo dia 29 está acontecendo a 9° Mostra de música Monte Azul. Esta mostra trouxe artistas como: Orquestra Monte Azul, F.I.N.O & DJ FZERO,  Quilombo Hi-FI – Sound System, Julgados Culpados, entre outros. Ainda dá tempo de curtir um pouco deste festival. Hoje (26) se apresenta Ju Vieira, amanhã Paola Palosini e Lurdez da Luz e, nos dois últimos dias, Originais do Gueto e Veja Luz. Confira a programação completa em http://www.monteazul.org.br/agenda_detalhe_evento.php?id_evento=246

Para quem não conhece a associação comunitária ou quer saber mais visite: http://www.monteazul.org.br. A associação também conta com a ajuda de voluntários, se você tiver interesse, apoie esta ideia, porque o Matraca também apoia.