Por Mariana Bernun

Salve matraqueiros sejam bem vindos a mais um sabadão!

A dica de hoje não se restringe a um museu ou galeria, mas a um ambiente a céu aberto. Refiro-me a Praça Benedito Calixto, sim lá mesmo na feirinha.

Localizada em Pinheiros, a Feira da Praça Benedito Calixto atrai multidões durante os finais de sema. A diversidade de atividades é com certeza a “culpada” para que o local sempre esteja lotado de pessoas. Lá são reunidos cerca de 320 expositores com os mais variados produtos: máquinas fotográficas, talheres do século XIX, brinquedos esculpidos em madeira, brincos, sapatos, colares, bolsas, artigos de decoração e até registros de torneira banhado a ouro.

Para quem não conhece o local, pode até soar como uma feira normal, mas garanto, lá nunca será um lugar como outro qualquer. Além dos lindos artesanatos (que você não encontra igual em local algum, muito menos na 25 de março) acontece também o tradicional “Chorinho na Praça” comandado por Canário e seu Regional. Este é o ponto alto dos sábados onde se reúnem pessoas das mais variadas idades para dançar e apreciar os “chorões”.

Envolta dos músicos ficam as barracas de comes, outro ponto da feira que atrai a multidão. Um dos mais pedidos e famosos alimentos é o acarajé (quente ou frio) ambos muito bons, o habitual pastel de feira também tem seu espaço, apesar de muito pequeno a massa no estilo folhado o torna mais leve e saudável.

Ganha destaque também a região central da feira onde podem ser encontrados vinis de todos os estilos imagináveis como os discos infantis do Trem da Alegria, Menudos, Vila Sésamo, entre muitos outros. Ainda falando de música tem uma barraca que difere das outras e chama a atenção dos visitantes, pelo menos dos que gostam de bossa nova, samba de raiz e música popular brasileira. Um senhor parrudo, de pouca fala fica ali limpando e organizando os CD’s com uma trilha musical muito boa que passa de Chico Buarque a Adoniran Barbosa. Quem curte este estilo provavelmente perderá minutos e minutos olhando as relíquias.

É isso aí matraqueiros, aquele que for à feira poderá ver tudo isso descrito neste post e muito mais, cada um terá a sua percepção do local, mas um sentimento será em comum entre todos, o da certeza de que São Paulo é um local surpreendente e que a cada quarteirão pode ser encontrado lugares fantásticos sem o mínimo esforço.

Agora, por favor, se vocês não têm que preparar um TCC como eu tenho, saia de frente do computador e corra até Pinheiros para curtir a Feira da Praça Benedito Calixto. Vai ser um programa muito bem aproveitado.

Serviços:

Endereço: Praça Benedito Calixto, s/n
Horário: das 9h às 19h