Por Antonio Saturnino


Já pensou em ganhar visibilidade nacional, tornar-se parceiro de um dos grandes nomes da música brasileira e, de quebra, tocar no Rock’n Rio 2011? O Prêmio Musique abre esta oportunidade para você. Nem precisa ser cantor, basta ter criatividade.

A proposta é simples. Um cantor renomado compõe uma letra e os participantes colocam a melodia. Dentre os inscritos serão selecionados cinco finalistas, sendo quatro pelo júri especializado e um pelo voto popular. O grande vencedor é escolhido pelo compositor da letra.

Nesta edição, a quinta desde a criação do prêmio, o compositor escolhido é o Cazuza. Pois é, antes de falecer o cantor deixou inúmeras músicas compostas, sempre guardadas a sete chaves por Lucinha Araújo, sua mãe. Quando procurada pela organização do Musique, ela logo topou em abrir o baú de canções inéditas, mas não quis participar do processo de escolha da letra que seria utilizada no concurso. “Eu sou muito suspeita para falar. Eu gosto de todas as músicas que ele compôs, pois cada uma representa meu filho de uma forma, cada letra representa um momento diferente dele”, comentou.

A melodia ganhadora terá uma logística de escolha um pouco diferente. Como Cazuza não poderá fazer a escolha final, foi convocado um colegiado para a tarefa. Denominado “Universo Cazuza”, esse grupo será composto, e muito bem representado, pelos pais do cantor, João e Lucinha Araújo, Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Roberto Frejat e Nilo Romero.

Ousem na criatividade. Não é preciso se limitar a um universo musical, enxerguem todas as possibilidades. Sobre o critério de escolha, Lucinha disse: “Não vou me prender ao estilo, até porque o Cazuza não tinha um universo musical limitado, muito pelo contrário. Principalmente depois que saiu do Barão Vermelho, ele expandiu o leque de estilos e influências. O mais importante é que a melodia passe a essência da composição. Se vai ser um rock, MPB ou, até mesmo, um tango, não importa”.

Além do título de parceiro do músico “exagerado”, o vencedor disputará, com os quatro ganhadores das edições anteriores, o voto popular na edição especial Prêmio Musique – me leve para o Rock’n Rio. O escolhido do público tocará a música vencedora no palco Sunset do Rock in Rio, em setembro deste ano.

Quem quiser participar, pode se inscrever até o dia 22 de junho. A letra e o regulamento estão disponíveis no site www.estadao.com.br/musique e as canções podem ser enviadas (harmonia, melodia e ritmo),em arquivo MP3.

Confira abaixo a letra de “Qual a cor do amor?”, de Cazuza, escrita em 1989:

Primeiro é o beijo
Quente, procurado
A língua procurando a outra
E vendo se a boca combina
Se combina o beijo
Meio caminho andado

Depois é a pele
Se a textura vale
O pelo com pelo
Ou o pelo com o seu pelo
Ou os pelos com meu pelo
Ou o medo

Depois o cheiro
Um procura no outro
O cheiro de colônia ou
O cheiro de prazer
E os dois se embriagam
Ou vão até o banheiro

Depois a cor
O amor tem cor?
Cada amor tem uma cor
Cada beijo tem uma cor
Cor de caramelo doce
Cor de madrugada fria

(Ed. Warner Chappell)