Por Flávia LezzaNo último final de semana, a cidade de São Paulo recebeu a primeira edição da Virada Sustentável. O tema da iniciativa não podia ser outro: a sustentabilidade e suas variáveis, abordado por meio da música, teatro, dança, filmes e exposições, ou seja, foi uma forma divertida e descontraída de aprender sobre o assunto. O evento teve a participação de 500 mil pessoas que acreditam que atividades sustentáveis no dia a dia ajudam a manter o bem estar e alegria, além do mais importante, a conscientização.

Foram cerca de 480 atividades, todas gratuitas, espalhadas por 78 espaços e parques da cidade. Algo que chamou bastante a atenção foi a coleta de lixo eletrônico como celulares, computadores, televisores e tantos outros produtos que não funcionam mais. O recolhimento foi realizado em oito parques da capital e, segundo organização do evento, foram doados mais de 25 mil quilos de equipamentos. Como eu não podia perder a oportunidade, deixei no posto de coleta do Parque Santo Dias um monitor velho e quebrado que estava ocupando espaço na minha casa.

Outra atividade que levantou e sacudiu a poeira foi a apresentação da escola de samba Leandro de Itaquera, no parque Villa-Lobos. A escola antecipou o lançamento do enredo de 2012: “Um caminho de solidariedade e sustentabilidade”.

Se você não participou da virada não fique triste, no site (www.viradasustentavel.com) do evento ainda tem a programação deste primeiro ano de realização. Que tal passar por lá e ver quanta coisa legal você perdeu ou pegar algumas dicas sobre como agir em prol do meio ambiente? Além, é claro, de se programar para a próxima edição.