Por Marco Barone

No post passado revelamos as identidades secretas de alguns dos super-heróis mais conhecidos dos gibis, desenhos e cinemas. Neste texto vamos continuar no tema e mostrar a origem de alguns deles, suas habilidades como super-heróis e seus principais inimigos. Pode até ser coisa de nerd, mas quem não gosta de saber um pouco dessas coisas? O que vamos considerar neste texto é a origem nos quadrinhos, ou seja, o que os criadores imaginaram e não o que o cinema tenha modificado. Em razão do tamanho, dividiremos em dois posts. Vamos lá:

  • Incrível Hulk – o Hulk é o selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. O adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça. Suas principais habilidades são uma força física potencialmente ilimitada e resistência física e mental sobrehumanas. Seus principais inimigos são Abominável, Líder e Tyrannus
  • Super-homem – nasceu no planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville, onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Seus poderes são força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência e regeneração. Lex Luthor é seu principal inimigo.
  • Homem-aranha – durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, foi picado por uma aranha. Ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso provocou mutações no seu organismo. Tem alto nível de inteligência, força sobre-humana, velocidade, resistência, enorme agilidade, habilidade de aderir a superfícies sólidas, previsão de perigos (“Sentido de Aranha”). Possui mais 30 inimigos, mas os principais são Doutor Octopus, Duende Verde e Venom.
  • Batman – o fato de testemunhar o assassinato de seus pais quando criança teria levado um jovem Bruce Wayne a viajar pelo mundo, tentando compreender a mente criminosa. Treinou todo tipo de artes marciais e técnicas de combate (o trauma de ver seus pais mortos com tiros de revólver lhe deu aversão a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme baseado numa coisa que o amedrontava quando criança: Morcegos. Ele queria que os bandidos compartilhassem do mesmo temor. E assim, passou a lutar contra o crime. Não tem superpoderes, mas possui grande intelecto, habilidades investigatórias, tecnologia, dinheiro e um físico bem-preparado em sua guerra contra o crime. Maiores inimigos: Coringa, Pinguim, Mulher-Gato, Charada, Duas-Caras e Senhor Frio.
  • Capitão América – era um rapaz fraco, mas entrou no chamado “projeto supersoldado”, que consistia em um soro especial e a radiação de raios, gerando um crescimento físico geral, tornando-se um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Poderes: força, agilidade, reflexos, resistência e imunidade fisiológica. Inimigos: Barão Zemo, Caveira Vermelha e Ossos Cruzados, I.M.A. e Modok, H.I.D.R.A, entre outros
  • Homem de Ferro – durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha, Stark sobreviveu a explosão, mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Para sobreviver, com a ajuda do professor Yin Sen, que o ajudou a construir o reator stark e a armadura que o manteria vivo. Dessa forma fugiu dos seus inimigos. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos dos Estados Unidos. Poderes: não possui qualquer poder além de seu grande intelecto, mas seu traje possui vários aspectos tecnológicos. Inimigos: entre tantos, destaques para Obadiah Stane ou Monge de Ferro, Mandarim, Doutor Destino, Unicórnio, Estrela Vermelha e Controlador
  • Lanterna Verde – diversos indivíduos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a força de vontade do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24 Horas). A bateria do anel se assemelhava em seu formato à antiga lanterna utilizada por exemplo pelos ferroviários para sinalizar alguma coisa ocorrida nos trilhos aos maquinistas de trens. Cada Lanterna tem um poder diferente, conforme o anel que carrega. Eles podem ser: geração de campo de força, capacidade de voo, localização de objetos invisíveis, telepatia, alterar os estados da matéria e viagem no tempo. Inimigo: Tropa Sinestro.