Por Renniê Paro

“Não tem nenhuma peça diferente em cartaz”, “Ai, eu gosto, mas é caro” e por ai vão as desculpas esfarrapadas. Agora ninguém tem mais desculpas para não ir ao teatro. O SESI, em parceria com o British Council, organização internacional do Reino Unido para educação e relações culturais abre sua temporada de Teatro Contemporâneo e as entradas são gratuitas. Portanto, vamos lá matraqueiros!

A novidade é que o evento receberá dois projetos internacionais vindos do Reino Unido,  oferecendo ao público o intercâmbio de novas experimentações cênicas e a pluralidade de linguagens dentro do cenário contemporâneo. São eles:

“Susurrus”, da companhia teatral Fire Exit, escrita e dirigida pelo dramaturgo escocês David Leddy foge do comum. Elimina o palco, figurino e coreografia provocando a surpresa da plateia, que é incentivada a entrar em contato com a natureza. A peça será ambientada no Parque Ibirapuera e o espectador é conduzido por meio de fones de ouvido . O espetáculo oferece ao público a experimentação de intensas reações emocionais, bem como  ultrapassar os limites da forma.

“Black Box”, do coletivo Bootworks Theatre, inova e explora o ambiente cênicoapresentando um teatro portátil de última geração ao público. Imagine só entrar em uma caixa preta e de lá ver a peça por um ângulo totalmente inusitado? Essa é a proposta desse espetáculo. Para quem está do lado de fora, o espetáculo também é visível e permite uma nova leitura do espetáculo.

A terceira conta com o texto de Luise Cohen, dramaturga participante do Núcleo de Dramaturgia SESI British Council. “Freak Show” é uma performance cênica que demonstra vitalidade e conhecimento da carpintaria cênica e especificidades da linguagem teatral. A autora lança seu olhar sobre os absurdos e maniqueísmo dos programas televisivos presentes no cotidiano brasileiro. O drama humano individual e a sua espetacularização da mídia também são explorados.

Para os mais engajados há ainda uma mesa-redonda sobre a nova cena teatral contemporânea, com mediação da dramaturga e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia, Marici Salomão, no dia 04 de julho, segunda-feira, às 20h.

Fica a dica. É como dizem, quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa. E, dessa vez, ficou difícil hein?!

Serviço

Entrada franca para toda a programação.

Telefone para informações: (11) 3146-7405/7406