Por Flávia Lezza

A partir dessa semana, você vai ler aqui no Matraca Cultural as ações sociais que contam com o apoio da Cidade Escola Aprendiz. Para começar, nada melhor do que entender um pouco mais sobre o que faz a associação.

O Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e, desde 1997, sob o conceito Bairro-Escola, promove o envolvimento da comunidade e da educação. Com essa estrutura, cria-se uma rede que une toda a comunidade por meio de projetos que integram arte, cultura, educação, comunicação, tecnologia e articulação comunitária.

Com cerca de 30 ações, o projeto atinge 1000 pessoas diretamente e move mais de 100 instituições públicas e privadas que configuram a rede Bairro-Escola. Parte das ações são no bairro da Vila Madalena, onde a associação está localizada, desde sua fundação. Com a missão de desenvolver a ação, a associação prevê a criação de comunidades educativas.

Um exemplo dos resultados obtidos em conjunto foi à criação do Teatro da Vila.
Montado por meio de parcerias durante a reforma da Escola Estadual Carlos Maximiliano, o teatro localizado na Rua Jericó, 256 é palco de difusão cultural e semanalmente recebe peças de teatro e shows de diversos nomes da música popular brasileira. Com uma programação diversificada, um dos moldes de difusão da casa é o Projeto “Quanto Vale” em que a casa não cobra um valor especifico pela entrada nos espetáculos, você é quem decide quanto vale cada apresentação.

Agora que você já sabe um pouco do que o Cidade Escola Aprendiz promove não deixe de acompanhar nas próximas semanas as demais atividades desenvolvidas e apoiadas pela associação. Na semana que vem vamos falar um pouquinho sobre a Pinheiros – Agência Comunitária de Notícias. Até lá!

 

http://www.cidadeescolaaprendiz.org.br/

http://www.teatrodavila.org.br/