Por Marco Barone

Na semana passada começamos a postar as origens de alguns dos super-heróis mais conhecidos. Vale lembrar que muitas das informações sobre origens, nomes etc. diferem das versões para o cinema, pois o que levei em consideração foi a origem nos gibis, o que, convenhamos, é a verdadeira. Vamos a segunda parte dessas curiosidades. Semana que vem acabamos:

ü  Surfista Prateado – A história de sua origem remonta a Galactus, o devorador de mundos, um dos maiores vilões do Quarteto Fantástico. Antes de encontrar Galactus, era conhecido como Norrin Radd, um nobre que vivia no planeta Zenn-La, Sistema Deneb, Via Láctea. Quando o devorador de mundos chegou a seu planeta, em uma atitude desesperada para salvar sua amada Shalla Bal, Norrin se ofereceu para servir eternamente a Galactus. A barganha funcionou, e então o vilão concedeu-lhe uma pequena fração de seus poderes e poupou Zenn-La e todos os seus habitantes e o Surfista Prateado ficou a vagar pelo Universo para satisfazer a vontade de Galactus em devorar planetas. Rebatizado agora de Surfista Prateado, com sua memória anterior ao evento apagada, ele serviu durante eras como arauto de Galactus, surfando pelo cosmos em sua prancha de prata, encontrando para o gigante mundos desabitados para serem devorados. Assim foi sua vida até encontrar um planeta que a princípio pareceu uma boa refeição, mas se mostrou depois algo bem diferente: a Terra. Na Terra, ele conheceu o Quarteto Fantástico e, comovido pela nobreza dos seres humanos que insistiram em continuar numa luta que o Surfista considerava perdida, conseguiu se libertar das amarras de Galactus, e expulsá-lo do planeta, ao lado do Quarteto. Utiliza uma prancha que lhe foi dada por Galactus para voar pelo espaço, percorrendo vários anos luz por segundo. A prancha está ligada a ele e obedece a seus comandos mentais. Possui poderes cósmicos que lhe dão controle sobre os quatro elementos básicos do universo; supersentidos; capacidade de emanar energia cósmica; transmutação da matéria, entre outros. Seu principal inimigo é Gatactus.

ü  Mulher-Maravilha – Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o “mundo dos homens” para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Poderes: força, velocidade, reflexos, resistência, durabilidade e audição sobre-humanas, vôo, entre outras. Seus inimigos mais famosos são: Mulher-leopardo, Giganta, Ares e Corporação Vilania

ü  Capitão Marvel – Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido para ser um campeão da bondade pelo Mago Shazam. Sempre que Billy fala o nome do mago, ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que o transforma em um super-herói adulto com as habilidades concedidas por seis figuras legendárias, que formam a palavra Shazam: Salomão (sabedoria), Hércules (força), Aquiles (coragem), Zeus (poder), Atlas (vigor) e Mercúrio (velocidade). Sei pior inimigo é o Dr. Silvana, mas também contam da lista Sr. Cérebro, Capitão Nazista, Adão Negro, Ibac e Rei Kull

ü  Demolidor – Matthew “Matt” Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan “Jack” Murdock, apelidado de “O Batalhador”, nessa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar “entregar” uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é um simples advogado e à noite, vigia as ruas de Hell’s Kitchen, bairro da Cidade de Nova York. É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e foi um dos poucos a conhecer sua identidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como o Homem-Aranha.

ü  Thor – Filho de Odin, o Deus supremo de Asgard (o céu dos nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard), Thor é o príncipe de outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Nesse mundo existem outros diversos reinos como, por exemplo, a terra dos gigantes de gelo e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate. Foi enviado à Terra como castigo por ter invadido o reino dos Gigantes de Gelo. Assim nasceu o Doutor Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu. Possui inúmeras habilidades, como força, resistência e velocidade sobre-humanas capacidade de provocar tempestades elétricas, voo, manipulação de energia e criação de portais dimensionais. Seu pior inimigo é Loki, seu irmão adotivo.

ü  Flash – existem três heróis que dividem esse nome nos quadrinhos da DC Comics. Vamos adotar o da Era de Prata, o mais popular. Barry Allen era um funcionário da polícia científica que ganhou seus poderes após sofrer um acidente químico sendo banhado por produtos químicos após seu laboratório ser atingido por um raio. Ele adotou o nome de Flash depois de ler uma história em quadrinhos sobre o Flash da Era de Ouro. Seu maior poder é a supervelocidade e, com isso, consegue criar campos de proteção, ventos, entre outras coisas. Como outros heróis, tem muitos inimigos, mas os maiores são Capitão Frio, Mestre dos Espelhos e O Flautista.