Por Marco Barone

Tenho de confessar uma coisa: o que eu mais detestava em histórias em quadrinhos de super-heróis é que elas não tinham fim. Você tinha que esperar o mês seguinte para saber o que iria acontecer. Isso, às vezes, durava muitas edições. Por isso, sempre gostei mais dos gibis históricos, aqueles que contavam como os heróis surgiram.

Tudo bem, que usei esse recurso neste post (que foi dividido em três), mas foi por uma boa causa. Dividi para dar o maior número de informações possível. Se bem que quem leu o primeiro não ficou sem ter informações até o fim e um não completava o outro, mas trazia dados novos e diferentes.

Passado isso, tal qual as sagas dos super-heróis, vamos à última parte da origem, dos poderes e dos maiores inimigos de alguns heróis e super-heróis.

ü  Zorro – Don Diego De La Veja é um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha. Após longo período de educação na Europa, retorna à sua terra e passa a defender os “fracos e oprimidos”, sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome “Tornado”. Sem o disfarce, ele simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo. A figura passaria a ser chamada de “Zorro” pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola “zorro”). O próprio personagem adota a letra “Z” como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem. Zorro não possui superpoderes, pois é um herói humano, mas é excelente cavaleiro, espadachim, atirador e salteador. Não há um grande inimigo, mas ele defende o povo dos poderosos espanhóis. Sua principal vítima é o sargento Garcia

ü  Fantasma – A sua base é a caverna da caveira, depósito de grandes tesouros e das Crônicas do Fantasma, nas profundas florestas de Bangala. Sempre se dedicou ao combate contra bandidos, como piratas ou outros mais modernos. Na selva, onde mora com os pigmeus Bandar, temidos por suas flechas envenenadas, ele é conhecido como O Caminheiro, O Espírito-que-Caminha ou ainda O Espírito-que-Anda, por ter sido visto por gerações de nativos das tribos Longo e Wambesi. Isto se dá por ter sido precedido por vinte gerações anteriores de combatentes do crime. Apenas Guran, o caricato chefe dos pigmeus, e a sua família conhecem a sua real condição de simples mortal. Ele não tem superpoderes, apenas grande habilidade física, destreza com armas e agilidade.

ü  Aquaman – Existem três versões sobre a sua origem, dependendo da época em que os quadrinhos foram lançados. Vamos adotar a segunda, que é a mais completa. Filho de Tom Curry, um faroleiro, e Atlanna, uma exilada da cidade que respira embaixo d’água, na cidade submarina perdida de Atlântida. Devido à sua herança, Aquaman descobriu, ainda jovem, que possuía várias habilidades sobrehumanas, incluindo poderes de sobrevivência embaixo d’água, comunicação subaquática, natação e valentia tremenda. Decidiu usar seu talento para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Seus maiores inimigos são Mestre do Oceano (na realidade, seu meio-irmão, Orm), Arraia Negro, o Pescador, o Tesouro e a organização terrorista conhecida como O.G.R.E.

ü  Arqueiro Verde – Quando era uma criança, Oliver Jonas “Ollie” Queen idolatrava seu herói favorito: Robin Hood. Ele praticava bastante com arco e flecha. Ele ficou traumatizado quando, acidentalmente, matou um animal com uma flecha. Tempos depois, quando estava em um safári ele seus pais, estes estavam para ser mortos por leões, Oliver, devido ao trauma, acabou hesitando em atirar nos leões, o que custou a vida de seus pais. Depois disso, ele foi criado por seu tio e herdou a fortuna e os negócios da família. Após um tentativa de assalto em uma festa em sua homenagem (ele ficou meses em uma ilha deserta, dependendo de sua habilidade com arco e flecha para sobreviver), em que defendeu todos, decidiu dedicar sua vida a combater o crime. Habilidades: mestre arqueiro, grande arsenal de flechas, excepcional combatente corpo-a-corpo e mestre espadachim. Maiores inimigos: Prometeu e Nekron

ü  Besouro Azul –. Enquanto investigava a recém-descoberta tumba do lendário faraó maligno Kha-ef-re, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu um escaravelho azul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo Deus egípcio Khep-ra. O Deus disse a Garrett que ele era um homem de coragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas “Kaji Dha”, se transformava no Besouro Azul. Ele possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial. Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os superpoderes, mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Não tinha um grande inimigo

ü  Quarteto Fantástico – Os superpoderes do Quarteto Fantástico foram obtidos quando um foguete espacial experimental projetada por Reed Richards atravessou uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental. Depois da aterrissagem forçada de regresso na Terra, os quatro tripulantes da nave descobriram que tinham se transformado e possuíam novas e bizarras habilidades. Reed Richards, o Senhor Fantástico, podia esticar seu corpo e assumir qualquer formato; Sue Storm, Garota Invisível, ganhou a habilidade de se tornar invisível, vindo posteriormente a desenvolver as habilidades de projetar campos da força e de e de tornar objetos visíveis em invisíveis; Ben Grimm, o Coisa, foi transformado em um monstro rochoso, dotado de força incrível e cuja carne é quase invulnerável; e Johnny Storm, o Tocha Humana, adquiriu o poder de controlar o fogo e, devido à alteração de temperatura do ar à sua volta, poder voar. O rival clássico do Quarteto é o Doutor Destino (Victor Von Doom). Ele é o rei de um país fictício chamado Latvéria e já foi amigo de Reed Richards durante a faculdade.

ü  Doutor Estranho – O mago supremo da magia teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era o Doutor Stephen Strange, um bem-sucedido cirugião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais poder operar. Sem rumo, o ex-cirurgião vagou pelo mundo até que chegou ao Himalaia, onde conheceu um velho místico chamado “Ancião”, que o abrigou. Sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra o seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Porém, ao descobrir que o vistante americano queria salvar o seu mestre, o vilão fez um feitiço que o impedia de avisar o Ancião. Desesperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Habilidades: intelecto genial, excelente líder, cirurgião mundialmente renomado, mestre em artes marciais, altíssimo nível de magia e energia cósmica. Adaga de Prata é seu maior inimigo.

ü  Namor, o Príncipe Submarino – Namor é filho de uma princesa da Atlântida e de um marinheiro da superfície. A espécie fictícia humana que se desenvolveu nas profundezas marinhas é chamada de Homo Mermanus. A mãe de Namor se parecia com os seres da superfície, e por isso acabou se envolvendo com eles. Já os demais conterrâneos de Namor possuem a pele azul. Em algumas versões, é inimigo do Quarteto Fantástico, mas as mais recentes se torna um herói. Seus maiores inimigos são Tubarão Tigre, Attuma, Doutor Dorcas, Conde Naga, Llyra. Seis poderes são: fisiologia anfíbia, força descomunal, velocidade e resistência sobrehumanas, voo, durabilidade e longevidade e comunicação telepática com todos os seres aquáticos,

ü  Flash Gordon – O Dr. Hans Zarkov inventa um foguete, no qual ele, Steven Gordon e Dale Arden fazem uma viagem ao planeta Mongo, onde naufragam. Mongo é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, que têm caído uma a uma sob o domínio do cruel tirano Ming, o Impiedoso. Logo após sua chegada, os três terrestres fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono usurpado por Ming. Ming baniu o príncipe e seus seguidores — incluindo a própria filha, Aura, noiva de Barin — para o reino florestal de Arboria. Flash, Dale e Zarkov juntam-se então à luta de Barin para recuperar o trono. O Imperador Ming é o inimigo de Flash Gordon. Flash não possui poderes especiais.