Por Flávia Lezza

Há duas semanas você está acompanhando aqui no Matraca as extensões daOrganização Cidade Escola Aprendiz. Esta semana vamos apresentar o que é a Escola de Rua e quais as ações providas por ela em prol da comunidade.

Com o foco na difusão da cultura, o Projeto Escola de Rua tem dentre seus objetivos formar jovens em agentes comunitários e promover experimentações no contato com os amplos segmentos culturais. Vamos conhecê-los?

O projeto Escola Irmãs promove a revitalização de escolas públicas do bairro de Pinheiros utilizando técnicas artísticas como mosaico e stencil. Em 2010 foram mais de 50 oficinas em sete escolas. Esta ação tem como objetivo provocar o sentimento de pertencimento da comunidade escolar que passará a reconhecer o trabalho realizado com satisfação.

O Beco da Rua Belmiro Braga é muito conhecido por quem participa das intervenções de cultura que acontece na região. Com muita música, poesia e ações de artes plásticas e cênicas, o Beco mobiliza a comunidade, estimula a criatividade, reúne amigos e desperta a curiosidade de visitantes. Em 2010, o Projeto Murada reuniu diversos artistas de várias regiões da cidade que colocaram a mão na massa e, através do grafite, colagem, pichação e esculturas, fizeram a arte tomar as ruas.

E uma das ações que é exemplo de cidadania e inclusão social é o Oldnet, um projeto que desde 1999 propõe a interação entre jovens e idosos através da tecnologia. São oficinas para os jovens compartilharem seus conhecimentos com os mais velhos, ensinando novas ferramentas de comunicação, como navegar na internet e as novidades do mundo digital.

A Escola da Rua fica na Rua Padre João Gonçalves, 100. Para mais informações acesse o site www.cidadeescolaaprendiz.org.br

Não deixe de participar e votar no Top Blog 2011