Por Flávia Ferreira

Para fechar a série de posts sobre a Organização Cidade Escola Aprendiz, hoje apresentaremos a vocês o núcleo de Pesquisa – Ação comunitária. Esta ação visa a formação de agentes da comunidade a partir de estudos e análises em conjunto. Com estas experiências são produzidas metodologias e tecnologias que podem ser disseminadas. Vamos conhecê-las!

Autoformação Local

Este projeto é um convite aos moradores de Pinheiros para compartilhar conhecimentos e ações. Os participantes dividem experiências e debatem sobre os desafios relacionados ao desenvolvimento local, garantindo os direitos de crianças e adolescentes do bairro. Para saber mais sobre o compartilhamento de ideias acesse: http://auto formacaolocal.pbwiki.com

Clube Escola

Desde 2009 o objetivo do projeto é formar profissionais que atuem no esporte e lazer, bem como em oportunidades educativas e políticas. A secretaria dos Esportes do município de São Paulo e a Fundação Vanzolini são parceiras da ação e já realizou a formação de 55 educadores e 40 coordenadores para esta ação.

Nossa Barra

Para quem pensou que o Cidade Aprendiz só atuava na região de Pinheiros, aí uma surpresa. O projeto Nossa Barra é desenvolvido na Barra Funda. O objetivo desta ação não poderia ser diferente, promover ações de desenvolvimento do bairro.No primeiro ano de ações, em 2008, o projeto promoveu uma intervenção artística urbana como forma de mobilização. Em 2009, o projeto passou a integrar a Plataforma dos Centros Urbanos da Unicef que promove melhoria nas condições de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Hoje o grupo reúne cerca de 60 pessoas em um grupo articulador para a troca de conhecimentos e experiências. Em 2010 realizaram a formação de agentes comunicadores para a constituição da Agencia Comunitária de Noticias da Barra Funda.