por Flávia Lezza

Você já imaginou a realização de um projeto com ajuda espontânea de qualquer pessoa do Brasil através de um site que divulga o seu trabalho pedindo ajuda financeira?Pois é, o Site Catarse é a primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos do Brasil. Através dele é possível realizar aquele projeto que você ou seu grupo tanto desejava, mas que antes sem recursos financeiros seria impossível realizar.

Através do site você descreve sua ideia e o valor que precisa para realizá-la. O site dá um prazo de 90 dias para arrecadação e qualquer pessoa pode doar o quanto quiser. Se durante este período for atingido o valor solicitado o autor repassa 5% da arrecadação ao site, mas se não conseguir atingir, o site devolve o dinheiro aos colaboradores e o autor não paga, mas também não ganha.

Mas peraí, se eu for ajudar algum projeto, o que eu ganho com isso? Se você colaborar receberá em troca uma espécie de recompensa que é determinada pelo autor da proposta. Não entendeu?

Vamos dar um exemplo: atualmente no site existe um projeto para a realização de um media-metragem chamado “Projeto Abel contra o Muro”. A ideia é de dois estudantes universitários de Bauru que decidiram realizar a média como seu último projeto pela universidade. E com a iniciativa eles contam com a ajuda dos moradores, pedindo que participem das filmagens como figurantes ou outras atividades. As gravações já estão prontas e agora eles estão pedindo ajuda para a edição, finalização e distribuição. A arrecadação começou em maio e por incrível que pareça eles já arrecadaram mais do que o esperado (R$1.700) e ainda faltam alguns dias para terminar. Em troca, as pessoas que apoiaram vão receber desde créditos no DVD até logomarca de patrocínio, isso tudo depende do quanto cada um pode oferecer a iniciativa.

Para participar você deve escolher uma das opções de colaboração que começam a partir de R$10,00. O pagamento é realizado on line e pode ser através de boleto bancário e cartões de crédito e se o projeto não atingir a meta o site devolve seu dinheiro em créditos no Catarse ou na fatura do cartão.

Entre no site e conheça mais sobre esta iniciativa conhecida como “crowdfunding”, a mais nova fórmula que através das redes sociais pede ajuda para captação de recursos financeiros. O site iniciou as atividades este ano e até agora já conseguiu apoiar mais de 50 projetos.

Acesse: http://catarse.me/pt