por Flávia Lezza

Desde 1986 o a campanha Criança Esperança, promovida pela Rede Globo em parceria com a UNESCO, arrecada doações para financiamento de projetos em todo o país. Até agora mais de R$ 232 milhões foram investidos no Brasil em mais de 5 mil projetos sociais. E conta com o apoio de parceiros como, Rede Globo e Unesco.

Este ano o Criança Esperança apoia 75 projetos sociais, beneficiando mais de 20 mil crianças e jovens. Mas por que estou escrevendo sobre este projeto que por si só já faz sua campanha e arrecada milhões para serem investidos em educação, ciência e cultura?

Estou aqui para mostrar-lhes um dos projetos financiados pelo programa que, apesar de arrecadar tanto dinheiro e mostrar para onde ele vai, há pessoas que duvidam do destino e das formas de investimento.

O Espaço Criança Esperança de São Paulo foi inaugurado em novembro de 2005 e fica localizado na Brasilândia, bairro da zona norte da capital, e oferece atividades complementares à escola em tempo integral.

O projeto se divide em três áreas de atuação: educação, social e de comunicação. Oferecendo atividades esportivas, educacionais e culturais, o espaço tem à disposição teatros, centros multimídia, biblioteca, piscina e quadra esportiva. De acordo com números no site oficial são beneficiadas 580 crianças, adolescentes e jovens.

As atividades oferecidas pelo projeto são: Dança negra contemporânea, Iniciação esportiva (8 a 12 anos), Futsal, Vôlei, Basquete, Futebol de campo (13 a 24 anos), Grafite, Capoeira, Orientação educacional, Meio Ambiente, Comunicação e expressão, Multimídia: Vídeo e Radio, Ginástica para adultos e Recreação (crianças de 4 a 7 anos). Em 2010 conheci o espaço e realmente ele é organizado, limpo e acolhedor. Oferece o melhor para as crianças e suas famílias que podem visitar e participar das atividades voltadas para a comunidade.

Como parte da programação do projeto, esta semana todos os espaços apoiados pelo Criança Esperança, inclusive o da Brasilândia, estarão abertos para a comunidade participar das atividades. Se você não puder ir ao espaço, pode também fazer sua doação através dos números que, repetidas vezes, são anunciados na programação da Rede Globo. E se mesmo sabendo um pouco mais para onde está indo a doação de cada um, você ainda tiver dúvidas sobre o destino dela, que tal perguntar a uma das crianças beneficiadas? Elas saberão responder melhor do qualquer pessoa!

Espaço Criança Esperança de são Paulo

Endereço: Av. Michiisa Murata, 120 – Brasilândia São Paulo – SP – CEP 02806-160
Telefone: (11) 3978-8954
Site: http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/
E-mail: bia@soudapaz.org

Link para a programação dessa semana:
http://criancaesperanca.globo.com/platb/ecesp/2011/08/12/programacao-da-semana-da-esperanca/