Por Antonio Saturnino

No final do ano passado, recebi uma mensagem pelo Facebook de uma amiga, me convidando para escrever uma história sobre um objeto e a lembrança que ele me trazia. O prazo era um pouco apertado e nunca achava tempo para pensar em algo que me trouxesse uma história publicável. Em uma bela manhã de sábado, aliás, em uma manhã de Natal, coloquei minhas ideias em palavras e encaminhei o texto.

O projeto consiste em compilar várias histórias e transformá-las em um livro, entitulado “Objetos & Memórias”, cujas arrecadações serão revertidas para ajudar pessoas carentes da melhor idade. Roseli Bueno, minha amiga e a empresária idealizadora da iniciativa, encontrou algumas barreiras quando resolveu tirar o projeto do papel. “Tudo parecia um grande ‘elefante branco’. Eu estava muito empolgada e confiante na ideia, mas sempre esbarrava em pessoas pessimistas, sem falar que parecia impossível encontrar uma editora que abraçasse ideia e patrocinasse o livro”, comenta Roseli.

Tudo foi tomando uma proporção inesperada e o livro, que inicialmente teria cem histórias, foi para diagramação e impressão com 170 contos e memórias de anônimos (como eu) e artistas como Jair Rodrigues, B. J. Mitchell – da banda The Platters -, Sérgio Reis, Agnaldo Timóteo, Osmar Santos, entre outros. “Eu sempre observei os maus tratos, descaso e preconceito que as pessoas da melhor idade sofrem. Minha avó materna, um dia antes de falecer, falou sobre como se sentia triste por ver os idosos sofrerem este abandono e me pediu que fizesse algo. Eu prometi a ela que faria, mas não sabia como ajudar”, conta a empresária.

A inspiração surgiu cinco anos depois da promessa. “Eu estava fazendo algumas fotos de um prato de porcelana azul da minha mãe e ele me trouxe belas lembranças da minha infância. Naquele momento veio minha ideia, um livro com memórias em prol da terceira idade. Comecei convidando alguns amigos e amigos de amigos para mandarem suas histórias e, de modo geral, eles também abraçaram a causa”, celebra.

O lançamento do livro será no dia 2 de outubro, a partir das 13h, no Monte Castelo Eventos, com coquetel, almoço e show com grandes nomes da Musica – Luiz Ayrão, Claudio Fontana, Agnaldo Timóteo, entre outros. Além disso, há a apresentação da Banda de Violeiros, que homenageará Osmar Santos. A entrada custará R$ 50,00 e terá parte das arrecadações revertidas para entidades que amparam os idosos.

Já às vésperas do grande dia, Roseli comenta com felicidade sobre o grande aprendizado que esta experiência trouxe. “Posso afirmar com todas as letras, que amadureci 10 anos em um. Conheci pessoas maravilhosas que hoje frequentam minha casa. Aprendi muito, em todos os aspectos, e não há dinheiro que pague o que vivi neste último ano”.

*Para mais informações sobre o livro e evento de lançamento, acessem: www.roselibueno.com.br

Entidades assistidas pela arrecadação no evento de lançamento:

Camille Flamarion- Mauá-SP
Entidade Paz e Amorem Jesus- Tatuapé-SP

Entidades assistidas pela renda do livro:

Asilo Adoloho de Menezes-  Penha-SP
Asilo Camille Flamarion- Mauá-SP
Retiro dos Artistas- RJ
Padre Cacique- RS