Por Antonio Saturnino

“Com saudades me lembro dos pampas sem fim, sob o céu deste sul do Brasil. Não há noite mais azul do que as noites do Rio Grande do Sul”. Estes versos hoje não saem da minha cabeça. Enquanto para mim, e para quase todo Brasil, hoje é um dia ‘normal’, milhares de gaúchos desfilam por todo Rio Grande do Sul para declamar o amor por sua terra e cultura.

Para quem não sabe, hoje é o Dia da Revolução Farroupilha ou, como é mais conhecido, Dia do Gaúcho. Para eles não é um feriado qualquer… não apenas um dia sem aulas ou trabalho… Como falei antes, é um dia para declamar o amor por sua terra e cultura.

Durante dois anos morei, fui acolhido pelo povo gaúcho e participei de dois desfiles de 20 de setembro. Se não aprendi a ser um gaúcho, aprendi a amar este povo.

Alguns meses atrás, após voltar de uma viagem a Uruguaiana, meu post foi dedicado à música gaúcha. Então, hoje, não precisa de muita enrolação. Curtam o som dos pampas e feliz Dia do Gaúcho!