Por Flávia Ferreira

Olá, semana passada eu tinha combinado de falar um pouco sobre as ações sociais do Projeto Guri, então vamos começar…

Aulas Espetáculo – Com o tema para 2011, “Música do Mundo” os artistas participantes apresentam aos guris as influências musicais de diferentes partes do mundo e dão a oportunidade dos alunos participarem fazendo fusões sonoras, interpretação e criação de novos sons.

Acervo Cultural – Desde 2008 os pólos do projeto contam com um amplo acervo de livros paradidáticos ligados ao universo musical. Este material está disponível para os alunos e para os seus familiares. Alem disso, há os suplementos didáticos preparado pelos músicos, instrumentistas e pesquisadores que contribuem para o projeto.

Luteria – pra quem não sabe a luteria é o local onde são fabricados ou concertados os instrumentos. A maioria das luterias cobra valores altíssimos pelos instrumentos fabricados, porque são peças únicas e de acordo com a preferência de quem está comprando. No Projeto Guri, a luteria faz a mesma coisa, constrói e também conserta, todos os instrumentos que quebram ou são novos passam por lá antes de ir para um dos pólos. E apenas nos pólos de Ouro Verde, Ubatuba e Ilha Cumprida não são feito os consertos, apenas construções.

Revista – e como não poderia faltar, o Projeto Guri também tem uma revista com tudo o que ta acontecendo nos pólos desde apresentações, seleções de novos candidatos e até curiosidades.

Se você ainda não conhece o projeto ou quer saber mais sobre a iniciativa que há 16 anos ajuda crianças e jovens através da música, passa lá no site www.projetoguri.org.br

Ah, antes de sair abra a matraca!