Por Antonio Saturnino

Desde que começaram a divulgação dos artistas do Rock’n Rio, surgiram várias críticas sobre o fato de não ter somente intérpretes de rock. Vamos deixar uma coisa bem clara, faz anos que o festival ele passou a ser um encontro de música, sem rótulos. Não adianta tentar associar seu nome com o estilo musical, muito menos com a cidade sede, até porque já havia anos que qualquer outra cidade do universo, exceto o Rio de Janeiro, realizava o evento.

Vários fatores marcaram negativamente a volta do Rock’n Rio à sua terra natal. Falhas de segurança, com mais de 100 registros de furto só no primeiro dia; a ridícula exigência de que os jornalistas, que estavam lá para dar visibilidade ao evento, assinassem um termo de que não comeriam do coquetel servido na área vip; além de performances marcantes, no pior sentido da palavra.

Concordo, como a grande maioria, que a Cláudia Leite foi um grande mico. Agora, criticá-la e enaltecer performances da Rihanna, que duvido que tenha ensaiado minimanente para o show, Katy Perry, que não conseguia respirar nos tempos certos e Ke$ha, fazendo o papel fake de bad girl, é simplesmente ridículo.

Claro que teve bastante coisa boa. Maroon 5 arrebentou! Assistindo ao show deles eu agradeci aos céus pelo Jay-Z ter desistido de participar, abrindo espaço para Adam Levine e companhia encerrarem a penúltima noite do evento. Sem falar no Elton John, Metallica, Jamiroquai e Stevie Wonder que mandaram muito bem, cada um a seu estilo. Devo confessar que fiquei horas acordado para ver o dueto de Shakira e Ivete Sangalo… Musicalmente falando, para mim não casou muito bem. Mas a simpatia das cantoras e ver a musa colombiana cantando, mesmo com seu timbre anasalado, País Tropical, do Jorge Ben, compensou as horas em claro.

Bom, já está confirmado que o festival volta ao Rio em 2013, ou seja, tempo suficiente para pensar em atrações bacanas e resolver os problemas que ocorreram. Aos leitores, estejam cientes de que, novamente, haverá artistas de vários estilos musicais, mas ainda assim será Rock’n Rio.