Por Flávia Ferreira

Quando ouvimos falar sobre Fórmula 1 a primeira coisa que pensamos é nas corridas e nos carros em alta velocidade pelo autódromo. Mas, será que você lembra o que o Ayrton Senna, o nosso grande ídolo no esporte, fez antes de morrer? Hoje o Matraca Cultural vai contar para vocês um pouco sobre o Instituto Ayrton Senna e o que ele tem feito pela educação de crianças e adolescentes desde 1994.

Criado pelo melhor piloto de corridas automobilísticas, o Instituto Ayrton Senna iniciou as atividades para ajudar crianças e adolescentes a terem uma melhor formação. O programa ajuda combater os principais problemas da educação pública do país.

O projeto contempla três áreas: educação formal, que ajuda na alfabetização e a defasagem de idade e série; a educação complementar, com arte e esporte nos horários em que os alunos não estão na escola; e a educação e tecnologia que abrange a inclusão digital.

No programa de educação complementar destacam-se algumas atividades como a Superação Jovem, Educação pela Arte e Educação pelo esporte, que têm atuado no estado de São Paulo em parceria com o programa Escola de Tempo Integral.

Para que a iniciativa tenha continuaidade, o instituto recebe a doação de 100% do valor arrecadado com as marcas Ayrton Senna e Senninha, repassados pela família do piloto, a contribuição de empresas que aportam recursos e de pessoas físicas, ou seja, você também pode ajudar.

A entidade recebe desde doações únicas, no valor mínimo de R$15,00, ou contribuições fixas mensais.

Quando o Ayrton Senna promoveu a criação do Instituto, o pensamento dele foi ajudar ao próximo, aqueles que mais precisavam, sem olhar a quem ou se importar com opiniões e críticas controversas. E, principalmente, sem esperar algo em troca.

Faça também o mesmo, seja com uma simples doação em dinheiro, alimentos, roupas ou objetos e, até mesmo, trabalho voluntário. Neste momento as pessoas que precisam não se importam de onde vem, desde que seja feito com carinho.

Visite o site do Instituto Ayrton Senna, e conheça mais sobre o programa.

http://senna.globo.com/institutoayrtonsenna/home/index.asp