Por Antonio Saturnino

Aproveitando o clima esportivo trazido pelo Panamericano, hoje vamos falar sobre uma instituição que aposta no esporte como meio de transformação. A ONG SYMAP (Sylvio de Magalhães Padilha) atua, desde 2001, na região de Paraisópolis, com foco na promoção dos ideais olímpicos e busca formar jovens cidadãos com bons valores morais e éticos, reduzindo a evasão escolar e mantendo os jovens longe das drogas e criminalidade.

A organização atualmente atende 60 crianças, as quais recebem treinamento especializado de atletismo e ainda podem ter acesso à formação técnica profissionalizante e, em alguns casos, intercâmbio no exterior.

SYMAP consolidou o potencial em revelar novos talentos. A instituição revelou talentos como os jovens Rodrigo Rocha e Tatiana Oliveira, que hoje compõem a Seleção Brasileira Juvenil, e teve papel de grande importância no desenvolvimento do atleta de alto rendimento, Leandro Prates, que ontem (26) foi o campeão da prova de 1.500 metros rasos no Panamericano de Guadalajara. Prates, inclusive, ganhou novo ânimo com esta conquista e já sonha com a classificação para as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Ao jovem fica o parabéns da equipe do Matraca e nossa torcida em sua campanha rumo aos Jogos Olímpicos.

Se você quiser conhecer mais a SYMAP ou contribuir para a ação desenvolvida pela organização, acessem:
http://www.symap.org.br