Por Fernanda Beziaco

Olá leitores, tudo bem com vocês? Segunda sexta-feira da semana, então deve estar tudo uma beleza!
Não vou falar do A ilha do medo (again) =/ mas juro que estou quase terminando, faltam menos de 50 páginas…

Hoje vou falar de projetos de incentivo a leitura muito bacanas!

Será que vocês já ouviram falar de PDL? Projeto de Democratização da Leitura.

Reproduzo aqui o texto de introdução do portal, pois é bem explicativo:

“O PDL é uma grande biblioteca virtual com livros grátis, quadrinhos, revistas, audiobooks e muita cultura, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 8 anos de existência. Todo os e-books grátis são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. O acesso é livre, e você só precisa fazer um pequeno registro. Não é preciso pagar nada, é só entrar com seu cadastro, pesquisar, conversar e ler à vontade!”

Cliquem no portal e vejam. Para quem gosta de ler pela telinha, esse site é uma boa: http://www.portaldetonando.com.br/forum/portal.php


O PDL não é o único projeto que rola por aí. Hoje, assistindo SPTV, vi dois outros projetos muito legais: o Bicicloteca e o Brechoteca… O quê???
Pois é, no bairro do Capão Redondo a comunidade se organizou para democratizar a leitura também.

A Bicicloteca leva os livros até os moradores, olha que bacana, se a pessoa não vai até o livro, o livro vai até a pessoa. Literalmente! O blog do movimento é este aqui http://biciclotecas.blogspot.com/.

Reproduzo aqui a introdução sobre o projeto, que também está bem bacana:

“Numa BICICLETA adaptada com livros, o projeto tem como objetivo o incentivo à leitura de forma desburocratizada. A Brechoteca é a nossa sede, onde incentivamos a leitura através de premiações. A Brechoteca fica na Rua Andréa De Firenze n° 1 Jd. Rebouças abcbinho@yahoo.com.br saraudobinho.blogspot.com 35354425”

É galera, tem coisas boas por aí, só temos que procurar. Leia! Quem lê, aprende.

Ótima sexta! Até a próxima.