Por Antonio Saturnino

Com certeza todos já ouviram a famosa frase “filho de peixe, peixinho é”. Esta sempre me pareceu uma das afirmações mais sem fundamentos, afinal nunca tive a menor vontade ou vocação para seguir os passos do meu pai como chef e, de todos meus irmãos (e olha que são muitos), apenas um ou dois podem ser considerados cozinheiros de “mão cheia”.

Porém, ao observar o mercado brasileiro de música e os nomes que começam a se destacar, pelo menos no mundo fonográfico o ditado traduz muito bem o cenário atual. A nova safra da MPB está sendo formada, em grande parte, por filhos de renomados artistas das décadas passadas. 

Para quem não sabe, a cantora Luiza Possi, atualmente jurada do programa Ídolos, é filha da também cantora Zizi Possi. O novo galã das novelas do SBT, Cláudio Lins, é também um grande cantor e fruto do casamento entre o músico Ivan Lins e da atriz Lucinha Lins. Wilson Simonal é pai dos artistas Max de Castro e Wilson Simoninha. Luciana Mello e Jair Oliveira são irmãos e herdeiros do grande sambista Jair Rodrigues. Elis Regina também deixou dois interpretes para representar a música brasileira. Ela é mãe de Pedro Mariano e Maria Rita, ambos de seu casamento com Cesar camargo Mariano.

Com algumas exceções, como Maria Rita e Luciana Mello, que tiveram maior projeção em suas carreiras, talvez alguns destes nomes ainda não soem tão familiares. Mas é uma turma de talento e musicalidade indiscutíveis, com um público fiel que os acompanha em todas as apresentações, mesmo as um pouco mais distantes. O mais bacana é que esta turma tem uma forte relação de amizade. Não raro é possível vê-los juntos, em um mesmo palco, se apresentando. Sem falar que, basta fazer uma pequena busca, para ver que um deles compôs música para outro, o outro gravou em dueto com um, os filhos brincam juntos, frequentam a casa um do outro, e por aí vai.

Os artistas do passado não nos deixaram apenas um legado em suas belas composições e interpretações, deixaram também seus herdeiros para continuarem suas obras de enriquecer a música brasileira. Se filho de peixe peixinho é, tem um cardume de primeira chegando.