Por Mariana Bernun

Olá Matraqueiros!

Hoje um dia atípico. Estou com exposição na sexta e a Fê amanhã entra com uma bela obra para nos presentear.

A minha dica de hoje está instalada na Pinacoteca, em parceria com o Museu da Resistência. Mas antes de revelar detalhes sobre ela, quero explicar o motivo de escolher esta e não outras tantas que estão em cartaz.

Bom, meu post de hoje é inspirado nas manifestações e passeatas que as pessoas têm feito. Eu sou adepta sim a reivindicar nossos direitos, mas acredito que isso aqui em São Paulo tem virado moda e as pessoas têm perdido a noção de causa. O que adiantam várias pessoas com placas sem nem saber o que realmente querem? Pensando nisso, a Mostra Lugares da Memória é ideal para a temática.

Manifestações com causa!A instalação reúne 100 fotografias e documentos do fundo do Deops/SP e 50 recortes de jornais que mostram lugares que serviram de palco para importantes manifestações de repressão e resistência política do Brasil, entre os anos de 1960 e 1990. Dentre os locais estão: a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; o Tuca, Teatro da Universidade Católica de São Paulo; a Catedral e a Praça da Sé; entre outros.

Realmente é muito interessante ver imagens de situações que geralmente ficam registradas em nossa mente por meio de livros didáticos e históricos. E quem sabe, com esta exposição, alguns dos manifestantes sem causa de hoje entendam que passeata não deve ser feita  por motivos bobos e irrisórios.

 

Serviços: Lugares da Memória

Data: até 18/3/2012
Local: Estação Pinacoteca
End.: Largo General Osório, 66 – centro – metrô Luz
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada); grátis aos sábadosTel.: (11) 3335-4990