Por Flávia Ferreira

Primeiramente quero parabenizar todos os ganhadores dos Presentes de Natal dados pelo Papai Noel do Matraca Cultural! É com muito prazer que presenteamos você, nosso leitor!

Como estamos na penúltima semana do ano quero compartilhar com vocês uma ação social pra lá de divertida, interessante e saudável, além, é claro, do seu propósito maior, ajudar ao próximo.

O projeto Zambikes é uma iniciativa desenvolvida na Zâmbia. Esta ação capacita a produção de bicicletas feitas de bambu e toda venda é investida em ações sociais do país.

Para os apaixonados por magrelas, a Zambike foi projetada de acordo com a realidade do país. Desse modo, ela é muito mais resistente, já que a maioria das ruas não são asfaltadas. O apelido dado para a bicicleta foi PE Amaka Sana, que significa “muito forte” em Bemba, idioma local do país africano.

Por ano são vendidas cerca de 2.500 unidades para todo o mundo e com essa verba são garantidas a melhoria na diminuição da taxa de desemprego e o aumento da qualidade de vida. Atualmente, o desemprego atinge metade da população local.

O slogan “Pedale uma linda bike e mude vidas na Zâmbia” garante o sucesso das vendas. E quem quiser pode optar por comprar apenas o quadro de bambu ou toda a bike. O valor de uma bicicleta de bambu completa pode chegar a U$1,250, mas no site http://www.zambikes.com/index.php existem outras opções e a venda de peças individuais.

Com o aumento do uso de bicicletas na cidade de São Paulo, é mais um incentivo pra você comprar uma magrela e surpreender a todos, não acha? Assista ao vídeo do projeto: