Por Flávia Ferreira

Olá! Neste primeiro post de 2012 vou dividir com vocês como será nossa vida a partir de 25 de janeiro, dia marcado para a substituição das sacolas plásticas e o início de práticas mais sustentáveis.


Com contagem regressiva para essa ação, a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” vem com o objetivo de conscientizar a sociedade em relação aos impactos ambientais e o consumo exagerado das úteis sacolinhas plásticas.
Se você acompanhou o desenrolar dessa história, deve saber que há muito se vem discutindo sobre essas medidas de substituição. Foi criada uma lei, que foi revogada e aceita novamente. Associações reivindicam, mas todos nós sabemos que essa medida vai contribuir, e muito, para a melhoria do meio ambiente e conscientização de todos.
O primeiro passo já foi dado, e se você acha que faz pouco tempo, se enganou. Há um ano a cidade de Jundiaí adotou a substituição de sacolas plásticas e atualmente 89% da população utiliza sacolas reutilizáveis e 45% caixas de papelão.
Você sabia que mensalmente são consumidos cerca de 2,5 bilhões de sacolinhas descartáveis em São Paulo? Um número que com certeza será extinto dando para nós melhores opções de contribuição com o meio ambiente.
Como podemos perceber, a campanha tem dado certo e agora é a vez da cidade de São Paulo aderir às novas medidas que valerão a partir do dia 25 de janeiro, Então, prepara-se para as mudanças. Alguns supermercados que visitei já estão informando sobre as alterações e dando dicas sobre o que cada pessoa pode fazer para carregar suas compras. Serão vendidas sacolas reutilizáveis também, que custarão em torno de R$ 0,20 cada.

No site http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/ você encontrará dicas sobre a campanha e o mais interessante: um material para divulgar a iniciativa, como o guia de comunicação, logo e cartazes.

Então, faça sua parte, adote esta medida e a considere uma ação social para com o meio ambiente.

O planeta agradece!

Anúncios