Por Juliana Maffia

Para os brasileiros, As Aventuras Tintim surgiu de uma união de fatores ligados a infância de muita gente. O diretor de clássicos como Indiana Jones e Tubarão descobriu o mundo de Hergé e resolveu transformar seus quadrinhos em filme. Essa produção já tinha um valor enorme para os brasileiros que, diferentemente dos americanos, cresceram assistindo os desenhos do jovem jornalista belga. Spielberg conheceu a história depois de velho e desde então tenta fazer um longa com o personagem. A animação finalmente conseguiu ser realizada e é com muito alívio que eu digo, ficou ótimo.

As Aventuras de Tintim – O segredo do Licorne traz aos espectadores a história de como o aventureiro (interpretado por Jamie Bell) se envolve com piratas e tesouros, no caminho conhecendo personagens clássicos como o Capitão Haddock (Andy Serkis). O jornalista ajuda Haddock a reaver um tesouro que há tempos tinha sido transportado por seu familiar. Mas para isso eles precisariam desbancar o vilão Sakharine (Daniel Craig) claro que com o auxilio dos incríveis detetives Dupont e Dupont.

Se você for um grande fã dos quadrinhos e/ou desenho com certeza irá gostar do longa. Fontes seguras me afirmaram que a história do filme é bastante similar ao quadrinho de mesmo nome. Apesar de algumas mudanças o filme se mantém bastante fiél à criação de Hergé. Spielberg conseguiu capturar a essência das personagens. Através da animação ele pode usar a imagem de Tintim, mas aproximá-lo da forma humana. O que vemos são personagens dos quadrinhos com feições e expressões bastante reais.

As animações atuais não param de me surpreender, de tão boas. Todo o cenário do longa é impecável, em certos momentos jurava que o que via era um cenário real e não animado. Detalhes como a íris dos olhos e pelos de animais mostraram o enorme trabalho que envolveu a criação deste filme. A sequência inicial é muito legal e logo de cara o diretor homenageia o criador de Tintim. Todos aqueles que gostam de uma boa aventura, mesmo não conhecendo o personagem belga, irão adorar o filme. Com ultas, fugas, perseguições, Tintim leva a vida de jornalista que muitos gostariam de ter.