Por Fernanda Beziaco

Olá leitor! Sexta chegou e é dia de falar de livros, como vocês já devem saber😉

Ainda estou com três livros em andamento, o que por um lado é ótimo, porque em breve terei três posts de livros fresquinhos. Por outro lado é ruim, pois os três livros merecem atenção especial e vou me dividindo entre eles.

E aí vocês me perguntam: “Fernanda, por que você não lê um, termina e lê outro?”
Pois é pessoal, eu não consigo!

Mas vamos ao post de hoje, certo?!

Já faz algum tempo que estou curiosa com lista de livros mais lidos, 1001 livros para ler antes de morrer, 100 melhores livros do mundo, etc.

Você já se perguntou quantos livros você já leu durante sua vida e que talvez alguns deles estejam nessas listas malucas que rolam por aí? Eu já.

Então, durante a minha pesquisa encontrei o site da Revista Bula, de jornalismo cultural. A lista é de 2009, pelo o que vi na publicação, mas é um filtro de diversas listas e que foi resumida em 100 livros. “100 melhores livros de todos os tempos – listas das listas” (clique para ver a página original)

Minha ideia, a princípio, era lançar um desafio e ler os 100 livros indicados durante este ano e publicar sobre todos aqui no Matraca. Porém, por mais rápido que eu leia, não conseguiria chegar a 100 livros em um ano, 50 talvez (e com muito esforço).

Mudei de ideia, obviamente. Mas, que tal 10 livros desta lista para ser um desafio literário em 2012? Não me abandonem, ok?!

Essa é a lista do desafio:

1 Lolita, Vladimir Nabokov, 1955

2 O Grande Gatsby, Scott Fitzgerald, 1925

3 Laranja Mecânica, Anthony Burgess, 1962

4 Madame Bovary, Gustave Flaubert, 1857

5 Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley, 1932

6 O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, C. S. Lewis, 1950

7 Por Quem os Sinos Dobram, Ernest Hemingway, 1940

8 O Triunfo dos Porcos, George Orwell, 1945

9 As Viagens de Gulliver, Jonathan Swift, 1726

10 Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez, 1967

Bom, essa lista poderá ser lida em outra ordem. E, até dezembro eu tenho de ter lido todos os 10. Farei uma retrospectiva deste post no último post do ano, ok?

Então, estamos combinados! Leiam também =)

Me contem qual dos dez já leram e o que acharam.

Até a próxima sexta!