Por Mariana Bernun

Que tal uma viagem ao Império Romano?

O MASP apresenta uma exposição pra lá de interessante. Roma – A Vida e os Imperadores reúne 370 obras que representam o período da República e primeiros séculos do Império Romano.  A instalação, que está no museu desde 25 de janeiro e se estende até 22 de abril, permite que o visitante tenha contato com o cotidiano daquele povo por meio da arte de diversas instituições importantes, tais como, Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi.

Entre as obras, ganham destaque três paredes com afrescos da Vila de

Pompeia, as estátuas de Lívia (esposa de Augusto), de Júpiter e da deusa Isis. Além da Cabeça Colossal de mármore de Júlio Cesar, escultura de Calígula, a Lamparina de Ouro, desenhos do Coliseu, máscaras teatrais e a Armadura de Gladiador.

A exposição recebe curadoria Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, e está dividida cronologicamente em quatro núcleos: Entre César e Augusto: o nascimento do Império; Nero; O apogeu do Império e Um Império multicultural.  O público, por meio de mapas interativos, poderá fazer comparações com o mundo antigo e o atual e ter a percepção de alguns costumes romanos na atualidade brasileira.

Vale muito a visita matraqueiros!

Serviços: MASP – Roma – A Vida e os Imperadores
Local: Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos do MASP (Avenida Paulista, 1578).
Período: 25 de janeiro a 22 de abril de 2012
Horários: Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.
Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.