Por Mariana Bernun

Image

São tantos eventos acontecendo simultaneamente em Sampa, que fica até difícil escolher um para contar a vocês. Mas depois de muito matutar, lembrei que dia 5 de março, um ícone da música contemporânea brasileira nascia. Era ele, Heitor Villa-Lobos, que na minha concepção, é um dos compositores que melhor representa o Brasil em notas musicais.

Lembro-me de quando eu tinha 11 anos, e todas as manhãs de terça e quinta me aventurava pelo Centro de São Paulo, com meu violino nas costas em direção ao antigo prédio do Mappin, no Viaduto do Chá. É nesta lembrança que me vem “Trenzinho Caipira” como uma das mais famosas músicas de Villa-Lobos, e também uma das primeiras canções que aprendi no meu instrumento. E que apesar de representar o som de uma locomotiva, para mim, demonstra a melodia dos meus largos e apressados passos em direção às aulas de música.

Em homenagem a este celebre homem, divido com vocês a exposição Viva Villa! Pelo Brasil, que terá início nesta segunda (05), no Shopping Villa Lobos. A instalação será dividida em três sessões e reúne partituras originais, discos, instrumentos e objetos pessoais de Villa-Lobos.

Uma das principais atrações da Mostra é a referência cenográfica do Trenzinho Caipira, que tem o intuito de relacionar as influencias locais na vida e obra do artista. O trem passa pelo sertão do Brasil, Paris, Amazônia e Estados Unidos. Todos, lugares de significância ao carioca.

Serviços:

Viva Villa! Pelo Brasil
Onde: Shopping Villa Lobos
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4.777
Quando: de 05 de março a 15 de abril
Horário:  das 11h às 22h

